Notícia Detalhe

Pilates e RPG: uma dupla de peso para o seu studio

Oferecer em um espaço modalidades que se complementam e que atendem ao aluno/paciente em diferentes fases de seu tratamento é uma aposta certeira. Não é sem motivo que cada vez estão mais comuns studios de Pilates e RPG. Um agrega ao outro, e o que beneficia o cliente certamente é favorável ao profissional também.

No post de hoje entenda um pouco mais sobre as duas atividades e saiba quais as vantagens de oferecer ambas em seu studio.

Entendendo cada método

Pilates

O Pilates é um método que trabalha com consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. A modalidade busca uma melhora do bem-estar físico e mental, pois tem o entendimento de que somos corpo, mente e espírito.

A modalidade atende a diferentes objetivos, e é usada principalmente para condicionamento físico, melhora da postura e reabilitação.

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que estuda a inter-relação dos músculos esqueléticos, ajustando as desarmonias posturais para um equilíbrio dos movimentos do corpo humano.

O método é exclusivamente manual e ajuda na correção e atendimento de patologias do musculoesquelético, promovendo um ajuste da postura por meio da reorganização e do reequilíbrio muscular.

Quais as semelhanças entre eles?

Há similaridades entre Pilates e RPG, segundo Mirella Thais Carini, dona da Clínica Revitaliza, que atua nas duas áreas.

“Ambos têm como princípio a globalidade, ou seja, trabalham o corpo como um todo. Além disso, as duas técnicas também aplicam o princípio da individualidade”, afirma.

Ela diz que nos dois métodos as posturas e os exercícios são executados de acordo com a necessidade do indivíduo. Outro ponto em comum é a respiração e a solicitação do “centro” ou “core”.

Como Pilates e RPG se complementam?

Além das semelhanças, os dois métodos também se complementam. Ambas as técnicas trabalham com a desarmonia do corpo.

A RPG realiza um trabalho de correção postural, harmonização dos movimentos do corpo, alívio de dores e reorganização muscular.

Isso é complementado com o Pilates, que mantém e melhora o trabalho muscular e a postura, previne novas lesões e recidivas de dor e reeduca os movimentos corporais.

“Quando associamos o RPG com o Pilates temos um trabalho completo de tratamento da dor, correção postural, equilíbrio musculoesquelético, melhora da respiração, prevenção de novas lesões ou mesmo recidivas de má postura”, destaca Mirella.

Essa possibilidade de complementação foi o que levou a profissional, que já atuava com RPG, a buscar uma formação em Pilates. Ela queria ter algo para indicar aos pacientes para a prevenção e manutenção do atendimento realizado.

Hoje, já com um espaço que agrega Pilates e RPG, Mirella diz que muitos dos seus pacientes começam com uma modalidade e depois dão sequência na outra, ou então mantêm as duas associadas.

Quando um método é mais recomendado do que o outro?

O profissional que decide abrir um studio com Pilates e RPG também deve perceber em quais situações uma modalidade é mais recomendada do que a outra, ao menos para as necessidades ou objetivos iniciais de um aluno/paciente. Assim, poderá orientá-lo.

Mirella destaca que a RPG é a técnica mais recomendada para a prevenção e reabilitação de pacientes com dores crônicas, tendinites, dores articulares, desvios posturais congênitos ou adquiridos e patologias osteomioarticulares em geral, pois atua por meio da reorganização muscular.

Já o Pilates, conforme a profissional, é mais indicado nos casos de prevenção das patologias osteomioarticulares e também para pessoas que não têm problemas em geral, a fim de melhorar a qualidade de vida no âmbito físico e mental.

Quais as vantagens de ter Pilates e RPG em um espaço?

Há diversos motivos para você ter um studio ou clínica com os dois métodos. Veja alguns abaixo:

  • Diferencial competitivo: quanto mais completo for o seu espaço, mais você se destacará da concorrência. Oferecer serviços correlacionados é uma maneira de agregar valor e colocar o studio em evidência.

  • Aumento do faturamento: ter um studio com Pilates e RPG é ampliar as possibilidades de atração de alunos/pacientes, pois o seu espaço será procurado tanto por quem só está buscando Pilates quanto por quem procura RPG. Além disso, os mesmos clientes também poderão fazer os dois, aumentando a receita por aluno.

  • Fidelização: como um serviço complementa o outro, é uma maneira também de fidelizar o cliente, principalmente se ele procurou o espaço com o objetivo de reabilitação. Tendo Pilates e RPG, o paciente poderá avançar em seu tratamento no mesmo local, passando de uma modalidade para a outra, quando chegar o momento.

O que eu preciso para oferecer os dois em meu studio?

Se você se interessou em ter as duas modalidades em seu espaço, você pode seguir por dois caminhos. Um é buscar a formação que te falta. No caso de ser um profissional de pilates, procurar um curso de RPG e, no caso de ser um profissional de RPG, procurar por um curso de Pilates.

A outra alternativa é contratar alguém com a formação que você não tem. Dessa forma, os esforços serão divididos, mas tudo se concentrará em um único local.

Além disso, a profissional Mirella recomenda algumas boas práticas para a aplicação de Pilates e RPG:

  • Tratar os pacientes como sendo pessoas únicas;

  • Traçar planos de atendimento únicos por meio de uma avaliação bem executada;

  • Prestar atenção aos relatos dos pacientes e, caso um plano de atendimento não esteja sendo bem aceito, trocá-lo, buscando melhores resultados;

  • Se atualizar sempre das novidades nos campos de Pilates e RPG, para oferecer sempre o melhor serviço aos pacientes.


Turmas Formadas
Alunos Formados
Atendimentos Realizados
Anos

Cursos em Destaque

A POSTURALE CURSOS conta com uma equipe altamente qualificada, incansável na busca de aprimoramento para proporcionar o que há de melhor em Cursos para seus Alunos...


Sobre a Posturale

A POSTURALE STUDIO PILATES - É um Centro de Formação de Instrutores no Método Pilates - promovendo um aprofundamento no estudo do Método Pilates, através de uma visão na área da saúde, preservando a originalidade do método e ao mesmo tempo acrescentando estudos e direcionamento moderno à técnica.

Contamos com uma equipe altamente qualificada e com a coordenação da fisioterapeuta, professora e instrutora de Pilates, Dra. Lorena Frange Caldas. Fique á vontade para conhecer tudo sobre a Posturale! A POSTURALE STUDIO PILATES conta com uma equipe altamente qualificada, incansável na busca de aprimoramento para proporcionar o que há de melhor em tratamento e prevenção de problemas posturais.

Todos os profissionais têm como meta diária a excelência em seus serviços, que refletem – na verdade – na filosofia de toda a equipe...

Saiba Mais