Modalidades

O MÉTODO PILATES NA GESTAÇÃO

A liberação do médico, para a gestante iniciar a prática de Pilates é sempre muito importante, pois só ele tem condições de avaliar se a gestante pode ou não fazer exercícios. Em geral, os instrutores de pilates recomendam duas vezes por semana, após o terceiro mês de gestação, iniciando de forma suave.

Obedecer a um dos conceitos básicos do método que é o de respeitar os limites e a individualidade de cada pessoa, é fundamental. O momento de parar também é variável de pessoa para pessoa, podendo, se não houver nenhum tipo de desconforto em sua prática, ser praticado até o último mês de gravidez. A prática do método não tem nenhuma restrição, a não ser que a gestante tenha uma gravidez de risco.

Os exercícios de PILATES promovem um fortalecimento dos músculos, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez. A respiração é reeducada como também a gestante se torna mais tranqüila e consciente dos seus atos com mais coordenação e controle destes.

BENEFÍCIOS

  • Evitar as dores nas costas, especialmente às dores lombares, melhorando a postura;
  • Aliviar dores e inchaços nas pernas;
  • Entroses;
  • Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo;
  • Manutenção da musculatura abdominal;
  • Estabilizar as articulações contra possíveis lesões;
  • Melhora a respiração.



O MÉTODO PILATES NA GERIATRIA

O Método Pilates é uma importante ferramenta para a fisioterapia na reabilitação e prevenção do idoso; prevenindo quedas e fraturas, ganhando fortalecimento muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle corporal, melhora da postura e auto-estima.

Quando um indivíduo envelhece, alguns sistemas orgânicos experimentam um declínio de função, sendo comum associá-lo ao processo de envelhecimento.

A própria rigidez nos tecidos conjuntivos em geral, contribui para as perdas da amplitude de movimentos e da flexibilidade ligadas à idade. A fraqueza muscular é comum, diminuindo o Tônus muscular, afetando a qualidade dos movimentos e equilíbrio, além de tornar as quedas mais arriscadas a fraturas ósseas.

Portanto fortalecimento e alongamento muscular de todo o corpo são muito trabalhados no método Pilates, especialmente o fortalecimento abdominal. Joseph Pilates, o criador do método, considerou a área abdominal em conjunto com os músculos profundos da coluna, bem como os centros de força do corpo, “casa de força”.Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que a “casa de força” é o centro de todo movimento: quanto mais forte a casa de força, mais poderoso e eficiente é o movimento.

O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão. Localizados na parte de baixo da pélvis, o assoalho pélvico consiste de músculos utilizados para controlar o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo. Fortalecer estes músculos nas pessoas idosas é importante, pois neste período a incontinência urinária e fecal é muito freqüente.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)




O MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO DE LESÕES ORTOPÉDICAS

“A Cinesioterapia e o Método Pilates, uma união para a PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO DE ATLETAS”

A cinesioterapia e o Pilates juntos visam, de acordo com cada esporte, o fortalecimento do centro do corpo (abdomen) e ao treinamento do sistema de controle músculo-esquelético (sistema sensório-motor), este último geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais, podendo aumentar ainda mais a performance dos atletas e diminuindo os riscos de lesões.

Estudamos as angulações das articulações do corpo nos movimentos específicos, metabolismo energético predominante, a postura adequada para ganho de velocidade e força adequada nos movimentos, priorizando sempre o fortalecimento do abdomen (centro corporal), o ganho de mobilidade articular e alongamento. Dessa forma, o atleta necessita ter um maior controle de seu corpo em relação à gravidade que seja bastante funcional em relação aos movimentos específicos do esporte.

O atleta precisa ter as qualidades físicas corporais bem desenvolvidas, e sem perturbações de modo a coordenar e alinhar seu organismo dentro das exigências de um movimento corporal bastante preciso, evitando assim, as lesões, assim o corpo pode realizar um movimento muito mais fluido e dinâmico.

BENEFÍCIOS:

  • Diminuição de lesões articulares e musculares;
  • Melhoria do equilíbrio muscular e propriocepção;
  • Melhoria da consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora de força muscular, resistência;
  • Melhora a flexibilidade e alongamento muscular;
  • Melhora a capacidade respiratória .



O MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

Fisioterapia Neurofuncional - Área da fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras; por exemplo, pacientes que sofreram derrame (AVC / AVE), traumatismos cranianos, hidrocefalia, entre outras patologias.

A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios e técnicas que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências e aperfeiçoar padrões motores.

O método Pilates associado às técnicas tradicionais da fisioterapia neurológica, podem juntos, promover um grande estímulo neuro –muscular, potencializar o ganho de força muscular, diminuindo padrões motores e mais treino de reeducação funcional.

O Método Pilates pode auxiliar o terapeuta e o paciente a executar movimentos, permitindo maior facilidade e conforto nos exercícios, além de trabalhar de forma lúdica, isto é, com o auxílio de molas e bolas, deixando as sessões mais agradáveis.




O MÉTODO PILATES NO CONDICIONAMENTO FÍSICO – FITNESS

O pilates é a perfeita coordenação do corpo, da mente e do espírito. Ele dá a capacidade do domínio completo de todos os movimentos , partindo do princípio de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, os exercícios de pilates fortalecem os músculos fracos, alongam aqueles que estão encurtados e aumentam a mobilidade das articulações.

As aulas apresentam movimentos fluentes feitos sem pressa e com poucas repetições, o que espanta o estresse e a monotonia.

O alinhamento postural é importante em cada exercício, o que contribui para a melhora da postura global do indivíduo.

Em geral, esses movimentos são realizados em séries de poucas repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no solo - sobre um colchonete - para os iniciantes, e nos aparelhos específicos como cadilaac, reformer, pedipole, chair - além de assessórios como bola, rolo e flex ring , voltados para os alunos mais avançados e em sessões individuais.

Os resultados de emagrecimento e queima calórica são interessantes, uma aula de uma hora, é possível perder até 300 calorias, além de aumentar a massa muscular, a flexibilidade; mas para obter uma boa melhora da resistência cardiorespiratória, é sempre recomendável associar uma atividade aeróbica mais específica, como correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar, etc.O abdomefica mais firme e a musculatura é trabalhada de forma a deixar o corpo com formas elegantes e harmonizadas.

Vantagens do pilates:

  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Proporciona alongamento e maior controle corporal;-Melhora a postura;
  • Aumenta a flexibilidade, o tônus e a força muscular;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Ajuda na mobilidade das articulações;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração.



PILATES PARA BAILARINOS

Pilates para bailarinos busca promover a ativação correta da musculatura desejada, restaurar o equilíbrio , diminuir as assimetrias, melhorar o padrão respiratório, o alongamento, a estratégia motora adequada, buscando a eficiência, a economia de energia e a melhora do desempenho.

A resposta desse treinamento são movimentos precisos conscientes, harmoniosos, potentes e fluidos. A coordenação apurada, refinada e complexa que esses profissionais necessitam para exercer o seu ofício, pode ser retreinada nesse método, através de exercícios com aparelhos de mecanoterapia que podem auxiliar e simular essas funções ou através do repertório de mat Pilates adaptado para a necessidade individual de cada profissional.

O trabalho requer desafios em áreas que estão bem equilibradas, pois se trata de atletas e de um trabalho básico no local onde o movimento está mais deficiente. Esse tipo de exercício pode ser um elemento não medicamentoso na prevenção de lesões e também na reabilitação.

Dançarinos de todos os níveis podem se beneficiar com o Pilates. A prática regular vai garantir força para o corpo todo, músculos e muita flexibilidade para melhorar suas habilidades na dança, bem como, fortalecer o núcleo interno para um melhor controle dos movimentos. Artistas de todas as idades que praticam Pilates se sentem melhor no seu desenvolvimento na dança, além de melhorar a sua saúde em geral.




Turmas Formadas
Alunos Formados
Atendimentos Realizados
Anos

Principais Cursos

Categoria: CURSO MÉTODO PILATES FORMAÇÃO AVANÇADA;


- CURSO A TERAPIA MANUAL APLICADA AO MÉTODO PILATES;


- Curso Avançado nos Aparelhos;


- Curso de Formação Avançada Pilates Kids;


- CURSO MAT AVANÇADO PROPRIOCEPÇÃO E EQUILIBRIO;


- Método Pilates Na Gestação;


- O MÉTODO PILATES APLICADO À GERIATRA;


- O Método Pilates Aplicado às Patologias da Coluna Vertebral;


Categoria: CURSOS MÉTODO PILATES FORMAÇÃO BÁSICA;


- Curso Completo Método Pilates;


- Curso Mat Pilates;


Categoria: CURSOS RPG ORIGINAL SOUCHARD;


- Anatomia PalpatÓria E Funcional Aplicada À Rpg;


- Curso De Interpretação RadiolÓgica A Serviço Do Rpg;


- Curso De Rpg Original De Philippe Souchard E Equipe Em Cuiabá.;


- Curso S.g.a (stretching Global Ativo);


- Formação Superior em Reeducação Postural Global - Tratamento do Visceral em RPG;


- Stretching Global Ativo - A Reeducação Postural Global ao serviço do esporte e das atividades Laborais;


Categoria: OUTROS CURSOS POSTURALE;


- "ESTRUTURANDO O SEU NEGÓCIO" (Como gerenciar sua clínica, seu estúdio Pilates na prática);


- Curso Bandagem Elástica Funcional E Técnicas Manuais;


- CURSO DE AVALIAÇÃO POSTURAL – ABORDAGEM TERAPÊUTICA;


- Curso De Hidroterapia Geral;


- Curso de Imagiologia;


- Curso De Shiatsu;


- CURSO DE TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DAS HÉRNIAS DE DISCO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL/MANIPULAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR;


- Curso Formação Completa De Osteopatia;


- Curso Treinamento Funcional Clinico;


- Indefinido;


- Resistência Elástica Funcional;


- SOHIER;


- Técnicas Miofasciais Orientais;


Categoria: PARCERIAS;


- KAUFFER;


Categoria: WORKSHOPS;


- Jornada RPG Souchard MT;


- Posturologia;


- Workshop - Disfunção Temporo – Mandibular (dtm);


- Workshop Avaliação Postural;


- Workshop Bosu Cardio Pulse;


- Workshop de Bandagem Elástica Funcional;


- Workshop de Hidroterapia nas algias de Coluna Vertebral;


- Workshop De Mat Pilates;


- Workshop de Pilates na prevenção e Tratamento da Osteoporose;


- Workshop De Rpg;


- Workshop Osteopatia;


- Workshop Pilates Suspenso;


- Workshop \\;


- WORKSHOP-VIVÊNCIA SISTÊMICA-OLHAR E ACOLHER O FEMININO;


- WORKSHOP-VIVÊNCIA SISTÊMICA-OLHAR E ACOLHER O FEMININO;


Nossa Estrutura


A POSTURALE CURSOS conta com uma equipe altamente qualificada, incansável na busca de aprimoramento para proporcionar o que há de melhor em Cursos para seus Alunos...