Método Pilates

O MÉTODO PILATES

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar.

Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno, é direcionado às necessidades de cada pessoa.

Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

O método Pilates consiste em diversos e inúmeros utilizando aparelhos especiais e acessórios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo.

Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.

Tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo, enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo, região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos, realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis.

Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.

O programa melhora a respiração, a coordenação ,o equílibrio , a força, o alongamento, estimula o sistema circulatório , alivia o estresse.

Tem suas indicações nas áreas de treinamento e na prevenção e reabilitação de lesões esportivas, problemas da coluna vertebral, alterações posturais e nas dores em geral.

POSTURA – REABILITAÇÃO – FITNESS




SOBRE O MÉTODO PILATES

O Método PILATES é um sistema de exercícios desenvolvido a partir de 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates. Ele criou equipamentos específicos e um método de condicionamento físico que equilibram e fortalecem músculos e articulações.

Baseado em um conjunto de exercícios centrados na melhora da flexibilidade e da força do corpo, mas que não hipertrofiam os músculos, o Método PILATES garante excelente forma física, moldando o corpo sem causar exaustão e sem risco de lesões, ao contrário da ginástica convencional.

O Método não utiliza movimentos rápidos, violentos ou feitos aos trancos, ao contrário, trabalha a respiração, a consciência corporal e a postura.

É uma atividade individual, de forma personalizada. Os exercícios podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não.

Estimulam a circulação, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado.




Perguntas frequentes sobre o Pilates:

A Respiração é a fundamentação do Pilates, em todos os exercícios. Ela é um instrumento para ensinar a mover adequadamente, facilitar ou dificultar os movimentos.

Centramento, a chamada Power House – casa de força, o controle do centro abdominal, que está localizada na parte inferior do tronco, abaixo do umbigo, esta presente em todas as linhas de Pilates.

Alongamento Axial, este é na verdade uma ação integrada de músculos abdominais entre si e com outros músculos das costas promovendo maior estabilidade e expansão do corpo no espaço. Alinhamento (do tronco, dos membros, da auto-imagem com a realidade) é fundamental para a saúde, precisão, segurança e eficiência que o Método propicia, Fluidez de Movimento ( Integração de Movimento, gerando movimentos harmoniosos, liberando o fluxo energético e integrando o sistema), Concentração (é fundamental estar concentrado no corpo e nos movimentos e para isso o ambiente deve ser propício), Controle (Todos os movimentos são feitos de forma controlada e organizada aumentando a segurança biomecânica através da distribuição equilibrada das forças) e Precisão (resultados mais rápidos e eficientes).

Melhora da postura, da consciência corporal, da auto-estima, do equilíbrio energético, da força e flexibilidade, da saúde física e mental, bem estar, prevenção de lesões, tratamento de patologias, precisão e eficiência de movimentos, etc.

A Yoga, a Dança, os conceitos de consciência corporal que permearam o período, as diversas lutas como o boxe, foram inspiração para Joseph Pilates, um dedicado a atividade física, que foi artista de circo, pára-quedista, boxeador, etc.

Uma melhora na qualidade de vida em geral, mais saúde, beleza e bem estar. As pessoas se percebem e são notadas mais magras (mesmo que a balança não confirme) ,com uma postura melhor, com corpos mais ágeis flexíveis. O tempo é variável, as mudanças também, tudo depende da fisiologia de cada um, da dedicação, da freqüência de aulas, do objetivo a ser alcançado.

Todos. Existem limitações a serem respeitadas de acordo com as patologias, limitações e idade. Cabe ao bom profissional fazer a escolha correta de exercícios e as modificações adequadas deste quando necessário. Para utilizar o Pilates como tratamento de patologias, é indicado buscar profissionais com formação em fisioterapia e treinamento em Pilates para reabilitação.

Para esclarecer mais dúvidas, convidamos você para conhecer nossas instalações e participar de uma aula experimental.
Turmas Formadas
Alunos Formados
Atendimentos Realizados
Anos

Principais Cursos

Categoria: CURSO MÉTODO PILATES FORMAÇÃO AVANÇADA;


- CURSO A TERAPIA MANUAL APLICADA AO MÉTODO PILATES;


- Curso Avançado nos Aparelhos;


- Curso de Formação Avançada Pilates Kids;


- CURSO MAT AVANÇADO PROPRIOCEPÇÃO E EQUILIBRIO;


- Método Pilates Na Gestação;


- O MÉTODO PILATES APLICADO À GERIATRA;


- O Método Pilates Aplicado às Patologias da Coluna Vertebral;


Categoria: CURSOS MÉTODO PILATES FORMAÇÃO BÁSICA;


- Curso Completo Método Pilates;


- Curso Mat Pilates;


Categoria: CURSOS RPG ORIGINAL SOUCHARD;


- Anatomia PalpatÓria E Funcional Aplicada À Rpg;


- Curso De Interpretação RadiolÓgica A Serviço Do Rpg;


- Curso De Rpg Original De Philippe Souchard E Equipe Em Cuiabá.;


- Curso S.g.a (stretching Global Ativo);


- Formação Superior em Reeducação Postural Global - Tratamento do Visceral em RPG;


- Stretching Global Ativo - A Reeducação Postural Global ao serviço do esporte e das atividades Laborais;


Categoria: OUTROS CURSOS POSTURALE;


- "ESTRUTURANDO O SEU NEGÓCIO" (Como gerenciar sua clínica, seu estúdio Pilates na prática);


- Curso Bandagem Elástica Funcional E Técnicas Manuais;


- CURSO DE AVALIAÇÃO POSTURAL – ABORDAGEM TERAPÊUTICA;


- Curso De Hidroterapia Geral;


- Curso de Imagiologia;


- Curso De Shiatsu;


- CURSO DE TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DAS HÉRNIAS DE DISCO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL/MANIPULAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR;


- Curso Formação Completa De Osteopatia;


- Curso Treinamento Funcional Clinico;


- Indefinido;


- Resistência Elástica Funcional;


- SOHIER;


- Técnicas Miofasciais Orientais;


Categoria: PARCERIAS;


- KAUFFER;


Categoria: WORKSHOPS;


- Jornada RPG Souchard MT;


- Posturologia;


- Workshop - Disfunção Temporo – Mandibular (dtm);


- Workshop Avaliação Postural;


- Workshop Bosu Cardio Pulse;


- Workshop de Bandagem Elástica Funcional;


- Workshop de Hidroterapia nas algias de Coluna Vertebral;


- Workshop De Mat Pilates;


- Workshop de Pilates na prevenção e Tratamento da Osteoporose;


- Workshop De Rpg;


- Workshop Osteopatia;


- Workshop Pilates Suspenso;


- Workshop \\;


- WORKSHOP-VIVÊNCIA SISTÊMICA-OLHAR E ACOLHER O FEMININO;


- WORKSHOP-VIVÊNCIA SISTÊMICA-OLHAR E ACOLHER O FEMININO;


Nossa Estrutura


A POSTURALE CURSOS conta com uma equipe altamente qualificada, incansável na busca de aprimoramento para proporcionar o que há de melhor em Cursos para seus Alunos...