Mat Pilates

Sobre o MAT PILATES


AULAS COM EXERCÍCIOS DE PILATES NO SOLO, COM BOLAS, ACESSÓRIOS E ELÁSTICOS

Alongar o corpo, fortalecer a musculatura, corrigir a postura e relaxar. Essas são as propostas das aulas realizadas com enormes bolas de borrachas, conhecidas como bolas suíças, a mais nova moda nas academias. É uma forma diferente de fazer ginástica, aliviar as tensões e espantar o estresse. A aula não tem contra-indicação, podendo ser feita mesmo por pessoas com problemas de coluna, hérnia de disco, gestantes, crianças e idosos.

A modalidade não visa um alto gasto calórico, mas o alongamento, fortalecimento, equilíbrio e relaxamento.Todos os movimentos são feitos lentamente para aliviar as tensões e proporcionar bem-estar. Os exercícios mobilizam o tronco utilizando uma superfície instável com a bola. Trabalha cintura pélvica e movimenta todos os músculos.

O alongamento faz com que as pessoas se sintam mais dispostas para desempenhar atividades diárias, além de ajudar na prevenção de lesões. Também trabalha a consciência ou controle corporal e a coordenação motora, essenciais para comandar os movimentos nas bolas.

A busca por novas formas de movimentar o corpo está relacionada a preocupação do homem moderno em manter-se saudável, prevenir o estresse e o envelhecimento.A bola vem cada vez mais complementando o método Pilates, percebemos que os resultados são rápidos trabalha-se com as camadas mais profundas da musculatura de maneira muito eficaz, melhora o sistema respiratório, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação e fortalece os músculos.

Todos os exercícios são executados de forma inteligente e harmoniosa fazendo com que a mente controle o corpo. Depois de algumas aulas, o primeiro sinal positivo é a melhora da postura. Isso acontece devido ao fortalecimento da musculatura abdominal e ao alongamento da musculatura posterior, que deixa a coluna mais reta e os ombros mais abertos.

Além disso, a mente se torna alerta nos gestos e atitudes diárias, a qualidade da respiração melhora e todo o organismo passa a desempenhar melhor suas funções. O método permite conquistar o bem-estar, melhorar o estilo de vida, combater o estresse, melhorar a estética, mas acima de tudo beneficiar-se de uma atividade comprometida com a saúde.

A união dos exercícios do Pilates com os acessórios e com a bola faz com que essa aula possa ser praticada por pessoas de níveis diferentes, se recuperando de lesões ou em plena forma.




O treino com a bola trabalha:

  • Alongamento;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Força física;
  • Flexibilidade;
  • Resistência física;
  • Postura;
  • Consciência corporal;
  • Coordenação motora;
  • Relaxamento físico e mental;
  • Respiração.

Com o sucesso do Pilates nos últimos anos, a técnica praticada nos estúdios, com o uso de equipamentos, está cada vez mais difundida, seja como exercício físico ou na recuperação de lesões.

O Mat Pilates, uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade, também está sendo muito explorada nos dias de hoje.

Nessa modalidade, o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional. A única diferença é que no Mat Pilates não se usa o aparelho, mas pode ser realizado com a ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos. Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo. Assim, os praticantes conseguem diversos benefícios com as aulas, que são individuais ou em duplas e semanais.

A primeira vantagem obtida com as sessões e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.

O trabalho de Mat Pilates pode ser direcionado para todas as idades, desde crianças até mesmo pela terceira idade, porque os exercícios são suaves e realizados sem impacto.

Depoimento da fisioterapeuta Dra Lorena Frange Caldas sobre o Mat Pilates no jornal A Gazeta:

Atualmente a bola é uma novidade que atrai todas as idades."Usa-se os mesmos princípios do pilates com aparelhos, trabalhando a respiração, o controle do abdome, movimentos com ritmo e fluídos.

Mas agora é um desafio a mais porque a bola dá um certo desequilíbrio nos movimentos. Por isso é necessário mais concentração", explica a fisioterapeuta Lorena Frange Caldas.

"Além disso, a bola proporciona uma sensação lúdica, fazendo com que os exercícios fiquem mais gostosos. A pessoa tem mais estímulo para fazer".

Existem vários tamanhos de bolas, desde 26 centímetros até 95. Tudo depende do objetivo. "Se eu quiser trabalhar mais equilíbrio com a pessoa vou usar um tipo de bola, se quiser algo mais difícil vou usar outro. E leva-se em conta também a altura e peso do aluno", detalha.

Segundo Lorena, o pilates com bola é uma atividade física ótima. "Trabalha alongamento, musculação, coordenação motora, postura, equilíbrio e respiração", cita.

E para quem quer ter aquele abdome de tanquinho não existe nada melhor. Esta é um das regiões do corpo que mais se usa na hora dos exercícios. É importante dizer que a técnica não é só algo fitness. "Pode ser usada também em reabilitações de pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos e em gestantes", afirma.

No caso das gestantes é dado preferência para a contração do períneo, para a resistência nos braços preparando a mamãe para carregar o bebê, para a parte peitoral que ajuda na amamentação e para a postura, já que a mulher grávida sofre muito com dores na costas.

Na terceira idade os exercícios são mais leves, com bolas menores e praticados na maioria das vezes com menos desafios.




Perguntas frequentes sobre o Pilates:

A Respiração é a fundamentação do Pilates, em todos os exercícios. Ela é um instrumento para ensinar a mover adequadamente, facilitar ou dificultar os movimentos.

Centramento, a chamada Power House – casa de força, o controle do centro abdominal, que está localizada na parte inferior do tronco, abaixo do umbigo, esta presente em todas as linhas de Pilates.

Alongamento Axial, este é na verdade uma ação integrada de músculos abdominais entre si e com outros músculos das costas promovendo maior estabilidade e expansão do corpo no espaço. Alinhamento (do tronco, dos membros, da auto-imagem com a realidade) é fundamental para a saúde, precisão, segurança e eficiência que o Método propicia, Fluidez de Movimento ( Integração de Movimento, gerando movimentos harmoniosos, liberando o fluxo energético e integrando o sistema), Concentração (é fundamental estar concentrado no corpo e nos movimentos e para isso o ambiente deve ser propício), Controle (Todos os movimentos são feitos de forma controlada e organizada aumentando a segurança biomecânica através da distribuição equilibrada das forças) e Precisão (resultados mais rápidos e eficientes).

Melhora da postura, da consciência corporal, da auto-estima, do equilíbrio energético, da força e flexibilidade, da saúde física e mental, bem estar, prevenção de lesões, tratamento de patologias, precisão e eficiência de movimentos, etc.

A Yoga, a Dança, os conceitos de consciência corporal que permearam o período, as diversas lutas como o boxe, foram inspiração para Joseph Pilates, um dedicado a atividade física, que foi artista de circo, pára-quedista, boxeador, etc.

Uma melhora na qualidade de vida em geral, mais saúde, beleza e bem estar. As pessoas se percebem e são notadas mais magras (mesmo que a balança não confirme) ,com uma postura melhor, com corpos mais ágeis flexíveis. O tempo é variável, as mudanças também, tudo depende da fisiologia de cada um, da dedicação, da freqüência de aulas, do objetivo a ser alcançado.

Todos. Existem limitações a serem respeitadas de acordo com as patologias, limitações e idade. Cabe ao bom profissional fazer a escolha correta de exercícios e as modificações adequadas deste quando necessário. Para utilizar o Pilates como tratamento de patologias, é indicado buscar profissionais com formação em fisioterapia e treinamento em Pilates para reabilitação.

Para esclarecer mais dúvidas, convidamos você para conhecer nossas instalações e participar de uma aula experimental.
Turmas Formadas
Alunos Formados
Cursos Realizados
Anos

Principais Cursos

Categoria: CURSO MÉTODO PILATES FORMAÇÃO AVANÇADA;


- CURSO A TERAPIA MANUAL APLICADA AO MÉTODO PILATES;


- Curso Avançado nos Aparelhos;


- Curso de Formação Avançada Pilates Kids;


- CURSO MAT AVANÇADO PROPRIOCEPÇÃO E EQUILIBRIO;


- Método Pilates aplicado á geriatria;


- Método Pilates Aplicado as Patologias da Coluna Vertebral;


- Método Pilates Na Gestação;


Categoria: CURSOS DIVERSOS;


- "ESTRUTURANDO O SEU NEGÓCIO" (Como gerenciar sua clínica, seu estúdio Pilates na prática);


- Avaliação das Disfunções do Movimento Humano;


- Curso Bandagem Elástica Funcional E Técnicas Manuais;


- CURSO DE AVALIAÇÃO POSTURAL – ABORDAGEM TERAPÊUTICA;


- Curso De Hidroterapia Geral;


- CURSO DE HIDROTERAPIA “MÓDULO PRÁTICO”;


- Curso de Imagiologia;


- CURSO DE INTERPRETAÇÃO RADIOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO FISIOTERAPÊUTICO DAS PATOLOGIAS DO APARELHO LOCOMOTOR;


- Curso De Shiatsu;


- CURSO DE TERAPIA MANUAL NO TRATAMENTO DAS HÉRNIAS DE DISCO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL/MANIPULAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR;


- Curso Formação Completa De Osteopatia;


- CURSO PLATAFORMA VIBRATÓRIA;


- CURSO TREINAMENTO FUNCIONAL POSTURAL;


- Eletrofisiologia, Eletrodiagnóstico de Estímulo e Aplicabilidade Clínica das Correntes Terapêuticas na Reabilitação Neurofuncional;


- Fototerapia e Eletrofisiologia da Estimulação Elétrica Neuromuscular aplicada a Reabilitação musculoesquelética e Recovery no Esportiva;


- Indefinido;


- POMPOARISMO PARA O BEM ESTAR E AUTOESTIMA DA MULHER;


- Resistência Elástica Funcional;


- SOHIER;


- Técnicas Miofasciais Orientais;


Categoria: CURSOS MÉTODO PILATES FORMAÇÃO BÁSICA;


- Curso Completo Método Pilates;


- Curso Mat Pilates;


Categoria: CURSOS NOVOS;


- CURSO FLUIR HIDRO FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA;


- FARMACOLOGIA E CARACTERÍSTICAS DAS DOENÇAS DE UNHA;


- REEDUCAÇÃO DA BIOMECÂNICA RESPIRATÓRIA;


- TÉCNICAS DE PODOLOGIA -Um novo conceito da podologia inteligente para a aplicação clínica baseada em evidências;


Categoria: CURSOS RPG ORIGINAL SOUCHARD;


- Anatomia PalpatÓria E Funcional Aplicada À Rpg;


- Curso De Interpretação RadiolÓgica A Serviço Do Rpg;


- Curso De Rpg Original De Philippe Souchard E Equipe Em Cuiabá.;


- Curso S.g.a (stretching Global Ativo);


- Formação Superior em Reeducação Postural Global - Tratamento do Visceral em RPG;


- Stretching Global Ativo - A Reeducação Postural Global ao serviço do esporte e das atividades Laborais;


Categoria: PARCERIAS;


- KAUFFER;


Categoria: WORKSHOPS;


- A fisiologia do exercício e o treinamento funcional;


- Jornada RPG Souchard MT;


- Posturologia;


- WORK SHOP MUSCULAÇÃO TERAPEUTICA;


- Workshop - Disfunção Temporo – Mandibular (dtm);


- Workshop Avaliação Postural;


- Workshop Bosu Cardio Pulse;


- Workshop de Bandagem Elástica Funcional;


- Workshop de Hidroterapia nas algias de Coluna Vertebral;


- Workshop De Mat Pilates;


- Workshop de Pilates na prevenção e Tratamento da Osteoporose;


- Workshop De Rpg;


- Workshop Osteopatia;


- WorkShop Pilates solo e equipamentos;


- Workshop Pilates Suspenso;


- WORKSHOP SHIATSU;


- Workshop Sohier;


- WORKSHOP-VIVÊNCIA SISTÊMICA-OLHAR E ACOLHER O FEMININO;


Nossa Estrutura


A POSTURALE CURSOS conta com uma equipe altamente qualificada, incansável na busca de aprimoramento para proporcionar o que há de melhor em Cursos para seus Alunos...